segunda-feira, 2 de maio de 2011

Virtudes Aristotélicas

As virtudes aristotélicas

Na sua obra A Política Aristóteles entende que a natureza do homem bom é composta de duas partes distintas, um corpo e uma alma, e na alma esta a razão e o desejo, sendo que o intelecto (nôus) é a parte superior da alma. Dessa forma, o intelecto é quem deve mandar; enquanto a outra parte (o corpo) privada de razão deve obedecer. Aristóteles conceitua as virtudes dividindo-as em duas: as intelectuais e as virtudes morais, sendo que a primeira a (virtude dianoética) que nasce e progride graças aos resultados da aprendizagem, isto é da educação. Portanto, leva tempo e demanda experiência; enquanto que a segunda é a virtude moral (ética) ela não é gerada em nós por natureza, somos adaptados a recebê-la, e é em resultado do hábito (ethos) que imprime em nós essa virtude que nos tornamos capazes de praticar atos justos, para o filósofo nosso caráter é formado a partir da repetição dos atos progressivos por meio do hábito, pois somos capazes de praticar bem aqueles atos que já fizemos antes, e eles podem ser aperfeiçoados tanto para melhor ou para pior, assim como acontece com as artes. Portanto, devido o hábito que adquirimos as virtudes morais e nos tornamos virtuosos pelo exercício, assim como aqueles que tornam se arquitetos construindo, daí que os homens tornam-se justos praticando atos justos. 
a- Quais são:
1 Coragem 
Um compromisso de fazer o que é correto , apesar da ameaça de perigo.

2 Autocontrole
Uma moderação racional e um autodomínio adequado em nossos prazeres.

3 Liberalidade
A liberdade de dar a outros o que lhes pode ser de ajuda.

4 Grandiosidade
A capacidade de agir em grande escala.

5 Orgulho
Um verdadeiro senso de honra e dignidade.

6 Bom–humor
Calma interior manifestada por comportamento exterior apropriado.

7 Autenticidade
Forte disposição para a honestidade em todas as coisas.

8 Cordialidade
Conduta de tratar os outros jovialmente e de maneira sociável.

9 Presença de espírito
Capacidade para ver e expressar o humor apropriadamente.

10 Justiça
Disposição fundamental de tratar os outros bem e imparcialmente.

b- importância no dia-a-dia:

Sim , é sempre bom ter algo como exemplo para seguir , sendo virtudes melhor ainda, pois sempre se tratam de  boas ações e qualidades que podem nos ajudar no dia-a-dia .


c-Qual virtude você apresentaria para seus dias atuais?

Tainah: justiça e liberdade, pois são virtudes básicas, necessárias e importantes para todos os seres humanos, aquelas que devemos levar conosco sempre.

Fernanda: Bom-humor e Autenticidade , pois nos dias de hoje tudo está tão sério que o bom-humor pode nos ajudar e ajudar outros com um sorriso e a Autenticidade mostra quem somos e nossos verdadeiros valores que trazemos conosco e não deixar de ser você para agradar outros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário